Agressividade e o transtorno explosivo observados na escrita

O transtorno explosivo refere-se basicamente à dificuldade enfrentada por algumas pessoas para gerenciar o sentimento de raiva e a manifestação impulsiva de comportamentos agressivos daí derivados.

Antes de ser uma pessoa com possível transtorno de agressividade, o indivíduo tem um histórico de sofrimento e frustrações que se refletem no âmbito familiar, social e profissional.

Donald W. Winnicot, pediatra inglês que cuidou de crianças e adolescentes durante os bombardeios a Londres na década de 40, quando muitas delas foram afastadas de seus pais, propunha que a agressividade acaba levando o sujeito a um comportamento anti-social e delinquente.

Para ele, o transtorno agressivo significa um movimento em direção ao mundo externo na busca de objetos, como forma de reaver o que lhe foi tirado. Neste sentido, o sujeito se coloca em posição pronta para a defesa e para o ataque.

EXEMPLO:

Esta escrita apresenta traços pontiagudos com terminações para cima e para a direita. Isso pode sugerir dificuldades em aceitar pontos de vista diferentes dos seus. Defensivo e resistente, pode se mostrar polêmico e vingativo.

Atitude de oposição ou imposição de regras e princípios. Pouca espontaneidade, rigidez e intransigência no trato com os demais.

Sendo bastante anguloso, este grafismo indica impulsividade, tensão, aflição e combatividade. Impaciente e reativo, não consegue tolerar decepções ou frustrações, e, como consequência, pode sentir dificuldades em construir conexões emocionais saudáveis.

A pessoa está sempre pronta para a defesa e para o ataque. A impulsividade, ansiedade e falta de controle podem leva-lo a lutas corporais.

O espaçamento entre palavras e linhas é irregular. Com dificuldades para administrar emoções, pode denotar comportamento emocional intenso, com traços de irritabilidade e surtos de raiva.

Este ambiente gráfico sugere confusão, instabilidade, variações de humor e angústia. Com forte carência de afeto e medo do abandono, não suporta a ideia de ser rejeitado.

🔺Veja no QUIZ o que sua escrita revela: http://domgraphein.com/quiz-qual-profissao-se-encaixa-melhor-no-seu-perfil/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.