Avaliação Psicológica para ANAC

Avaliação Psicológica

Para ingressar na ANAC, o candidato necessitará, além dos outros atestados, de uma Avaliação Psicológica, que pode ser realizada em qualquer clínica credenciada da sua região. É importante ressaltar que apenas clínicas médicas e entidades da administração pública conveniadas à ANAC podem prestar o atendimento.

A ANAC não credencia psicólogos, e sim médicos. As clínicas credenciadas necessitam ter em sua equipe um psicólogo para a avaliação, sendo que esta pode ser feita por psicólogos de fora da clínica. Ao final da avaliação, os atestados psicológicos devem ser entregues pelos candidatos avaliados aos médicos credenciados.

Os requisitos de avaliação psicológica de tripulantes civis são definidos pelos parágrafos 67.75 (e), 67.115 (e) e 67.195 (e) do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 67. A avaliação psicológica, portanto, faz parte do processo de certificação médica e pode ser realizada por profissionais do mercado, quando e se solicitada por médicos credenciados para a emissão de CMA de 2ª e 4ª Classes.

A ANAC não especifica os testes e fica a cargo do profissional a escolha dos mesmos. Porém, a avaliação deve incluir testes de personalidade, atenção, memória e raciocínio, englobando entrevistas, testes psicológicos, observação, dinâmicas, exame psíquico e intervenção verbal. Todas as testagens devem estar de acordo com o a relação de testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, disponível em: http://satepsi.cfp.org.br/