Autoestima e seus traços de escrita
Você se considera com boa autoestima?
Considere sua letra e identifique a avaliação que faz de si mesmo!
Alguns autores acreditam que autoestima é característica de uma situação específica, quer dizer, ela varia de acordo com a situação: posso estar satisfeito comigo mesmo quando estou na universidade, mas insatisfeito quando estou na quadra de esportes!
Para avaliarmos tal característica, devemos levar em conta a percepção do próprio corpo e do próprio comportamento, recordações, experiências passadas e opinião das outras pessoas.
Além da percepção de nós mesmos, devemos ainda analisar a percepção que fazemos dos outros ao nosso redor. A literatura psicológica considera que todas as pessoas desejam ter autoestima positiva e, por consequência, uma tendência a se supervalorizar. Essa tendência é normal e saudável até determinado ponto. No momento em que está exacerbada, ela deixa de ser o remédio para tornar-se o veneno, caracterizado pela falta de empatia, hipersensibilidade em relação a críticas e variações do humor. Essa tendência recebe o nome de narcisismo (não se trata aqui do transtorno de personalidade narcísico, mas uma variação normal da personalidade).
Um outro processo importante ligado ao conceito de si mesmo é a autorepresentação, ou seja, o comportamento social é um teatro, em que representamos a nós mesmos, com objetivo de administrar a própria imagem e, assim, controlar a impressão que provocamos sobre os demais.
A análise da letra pode ser considerada uma ferramenta de suma importância para identificação do potencial criativo, onde podemos observar a presença ou de não de sinais que sugerem o bom relacionamento interpessoal.
Exemplo: Mulher de 42 anos, empresária
Escrita firme, organizada e limpa indica pessoa com clareza de ideias e boa capacidade de organização do pensamento. Sendo legível, sua comunicação é transparente e assertiva, pois seus traços são breves, sem floreios ou traços desnecessários. Com pouca paciência para detalhes, prefere ir direto ao assunto, de forma prática e objetiva, denotando foco em resultados.
Sua aptidão para estabelecer conexões emocionais com equilíbrio e cooperação fica sinalizada na leve inclinação de suas hastes à direita. Quando inclinamos nossa escrita à direita significa que nos “inclinamos” na direção daquilo que nos desperta interesse, ou seja, temos clareza em relação à nossos objetivos.
O espaçamento equilibrado entre palavras e linhas sugere boa capacidade de organização, planejamento e visão de longo prazo.Estes traços combinados com barras do T altas e inclinadas à direita denotam pessoa ambiciosa e determinada, que cria metas e trabalha com firmeza para atingi-las.
A sinuosidade refere-se ao jogo de cintura para contornar adversidades. Decidida e diplomática, esta pessoa busca o caminho mais eficiente para alcançar metas. Sua agilidade e disposição para tomada de decisão está representada também no ritmo rápido de seus traços, que indica rápida resposta aos estímulos externos, agilidade de ideias e bom potencial intelectual.
Toda esta combinação de traços revela pessoa com boa valorização pessoal, pois sente-se segura para se comunicar com clareza, objetividade e firmeza para defender seus pontos de vista.