Avaliação Psicológica para ANAC

Avaliação Psicológica

Para ingressar na ANAC, o candidato necessitará, além dos outros atestados, de uma Avaliação Psicológica, que pode ser realizada em qualquer clínica credenciada da sua região. É importante ressaltar que apenas clínicas médicas e entidades da administração pública conveniadas à ANAC podem prestar o atendimento.

A ANAC não credencia psicólogos, e sim médicos. As clínicas credenciadas necessitam ter em sua equipe um psicólogo para a avaliação, sendo que esta pode ser feita por psicólogos de fora da clínica. Ao final da avaliação, os atestados psicológicos devem ser entregues pelos candidatos avaliados aos médicos credenciados.

Os requisitos de avaliação psicológica de tripulantes civis são definidos pelos parágrafos 67.75 (e), 67.115 (e) e 67.195 (e) do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 67. A avaliação psicológica, portanto, faz parte do processo de certificação médica e pode ser realizada por profissionais do mercado, quando e se solicitada por médicos credenciados para a emissão de CMA de 2ª e 4ª Classes.

A ANAC não especifica os testes e fica a cargo do profissional a escolha dos mesmos. Porém, a avaliação deve incluir testes de personalidade, atenção, memória e raciocínio, englobando entrevistas, testes psicológicos, observação, dinâmicas, exame psíquico e intervenção verbal. Todas as testagens devem estar de acordo com o a relação de testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, disponível em: http://satepsi.cfp.org.br/

Membro associado da Academia Brasileira de Ciências Forenses

🥇 E começamos o ano assim:

Membro associado da ACADEMIA BRASILEIRA DE  CIÊNCIAS FORENSES!!!

Membro efetivo da ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CIÊNCIAS FORENSES

🥇É com imensa alegria e orgulho que anuncio minha aprovação pela Direção da ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CIÊNCIAS FORENSES, passando a integrar o corpo de associados efetivos pelos seguintes quesitos:

Profissionais, nacionais ou estrangeiros, de reconhecido mérito no âmbito das Ciências Forenses ou afins, ou que a elas tenham dado particular contributo, sempre que reconhecidos pela própria Direção da APCF;

Pessoas públicas que pelo seu fim estatutário e pelas suas competências técnico-científicas demonstrem poder colaborar de forma relevante para as atividades da APCF, sempre que reconhecidos pela própria Direção da APCF.

Dom Graphein e IBMEF: parceria para difundir o estudo sobre as emoções e suas expressões corporal e escrita.

 

Os institutos Dom Graphein e IBMEF estabelecem parceria visando difundir o estudo sobre as emoções e suas linguagens corporal e escrita.

O IBMEF, Instituto Brasileiro de Micro Expressão Facial, com atuação no GATE, BOPE, COE e POLÍCIA CÍVIL (DHPP), oferece cursos e consultorias para melhorar as relações interpessoais através do reconhecimento de micro expressões.

A Dom Graphein, por sua vez, foca na Psicologia, na Teoria do Traço e demais produções gráficas para analisar e interpretar o indivíduo frente a estímulos internos e externos.

Tal parceria tem por objetivo possibilitar ao público a proximidade entre as várias correntes teóricas e práticas do comportamento humano, para que essas se tornem, então, mais conhecidas e presentes no cotidiano das pessoas.

O IBMEF é um projeto idealizado pelo Bacharel em Direito Marcos Roberto, que atuou por mais de vinte anos na área de desenvolvimento humano e hoje atende grandes empresas do mercado nacional.

Para celebrar esta parceria, as duplas vão promover um Mini Curso Gratuito Online com certificado  dia 18/11 às 20h pelo Story do Instagram. Para se inscrever, basta enviar um email para cursos@domgraphein.com colocando nome completo e telefones.

Já em São Paulo, o IBMEF lançará, nos dias 18 e 19 de janeiro de 2020, o curso de Grafologia, comandado pela especialista Luciana Boschi.

Acompanhe estas e outras informações e publicações nas mídias sociais:
*https://www.instagram.com/instituto_micro_expressao/

*https://www.instagram.com/domgraphein/

Minicurso de Grafologia na Festa Literária de Rio das Ostras

 

Rio das Ostras está em contagem regressiva para a 5ª edição da FLIC, a Festa de Literatura e Cultura da cidade. Nos dias 08, 09 e 10 de novembro, o bairro Âncora será palco de uma série de atividades, incluindo shows, lançamentos de livros, apresentações teatrais, bate-papos literários, contação de histórias, oficinas e muito mais.

No dia 09 às 11h, nossa especialista Luciana Boschi promoverá um Minicurso sobre Grafologia conjuntamente uma manhã de autógrafos do seu primeiro livro A personalidade através da escrita! O evento é gratuito e dará direito à certificado.

-Este ano, a FLIC presta homenagens a duas figuras de destaque na defesa da educação e da cultura: o ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, e a compositora, cantora, atriz e educadora musical Bia Bedran, que participará da nossa programação – conta Leonardo Medeiros, idealizador da Festa de Literatura e Cultura de Rio das Ostras.

Perfil Psicopata na escrita

Perfil Psicopata na escrita

A psicopatia é um distúrbio mental que se apresenta pelo desrespeito a leis, costumes sociais e direitos dos outros, falta de remorso ou culpa e tendência para mostrar comportamento violento.

O psicopata pode parecer normal e até mesmo ser encantador, mas lhe falta consciência e empatia, o que o torna manipulador, volátil e algumas vezes criminoso. Sendo frio, calculista e insensível, é capaz de passar por cima de qualquer pessoa apenas para satisfazer seus próprios interesses.

Trata-se de um ser inescrupuloso, transgressor de regras sociais e absolutamente livre de constrangimentos ou julgamentos morais internos.

Conhece regras e leis, e se comporta de acordo com elas, desde que não atrapalhem seus planos. Como numa imitação social, ele se reveste numa atitude artificial, dando falsa aparência de cortesia, bondade e aceitação.

Seu narcisismo natural revela uma aparência perfeita, onde não há erros nem arrependimentos, e, portanto, prevalece a intolerância a críticas. Tal sentimento de superioridade é, na verdade, uma defesa do ego para compensar seu sentimento de inferioridade.

Existem diversas formas de se perceber o comportamento psicopata. Além das citadas acima, podemos elencar boa lábia, ego inflado, mentiras patológicas, sede por adrenalina, reações explosivas, comportamento antissocial, irresponsabilidade e má conduta na infância.

Na escrita, tal perfil se revela sob formas gráficas preestabelecidas como modelo tipográfico ou padrões caligráficos, uma vez que são representativos do que é socialmente aceitável.

Quanto mais impessoal, elaborada ou estilizada for a escrita, maior a fachada e mais impenetrável ela será. Quanto mais fechada e dura, maior o isolamento entre o íntimo e o social.

EXEMPLO

Um princípio fundamental no estudo da escrita de uma pessoa é a regularidade dos seus elementos gráficos. Os movimentos gráficos, como quaisquer outros movimentos nossos, dificilmente se repetem de modo igual uns aos outros.

Quando escrevemos, produzimos sinais gráficos que estão profundamente interligados à nossa personalidade. E qualquer perturbação em nosso comportamento produz alterações na escrita.

Encontrar pequenas variações nos traços é perfeitamente normal, visto que todos nós apresentamos pequenas alterações no comportamento do dia-a-dia, que podem ser resultado de diversos fatores como, por exemplo, uma noite mal dormida, fome, cansaço, alguma dor ou desconforto, etc.

Porém, existem pessoas que, apesar das alterações, exercem sobre si um controle para regular seus atos e não deixar que estas perturbações interfiram em sua atividade diária, ou que fiquem perceptíveis a outras pessoas. E somente uma natureza resistente, estável e persistente é capaz de produzir um comportamento regular.

Por outro lado, a falta de regularidade pode ser resultado de pouco controle sobre os impulsos, mas, em contrapartida, pode indicar vivacidade, paixão e versatilidade.

O grau de regularidade pode se apresentar de modo mais acentuado em determinadas pessoas e menos em outras. A escrita regular é aquela em que o escrevente se mantém constante em todo o ambiente gráfico, apresentando poucas ou quase nenhuma variação nos traços.

Um texto regular revela estabilidade, firmeza, auto-controle, equilíbrio, disciplina, previsibilidade, ordem, método, concentração, perseverança. Mas também revela intolerância, frieza, preconceito, rigidez, dificuldade de adaptação, inflexibilidade, escassa criatividade, monotonia.

Um texto extremamente regular, como este acima, pode indicar uma personalidade hermética, impenetrável e artificial, com tendência à afeto e sentimentos superficiais, beirando a obsessão.

Perfil psicopata: como identificar na escrita

🕵‍♀MINICURSO DE GRAFOLOGIA: Perfil psicopata na escrita: os traços-chave, as dificuldades em formar vínculos emocionais e ausência de consciência e empatia.

📍EVENTO GRATUITO ONLINE COM CERTIFICADO, aberto ao público em geral.

2ª feira: 14/10, às 20h. Com Luciana Boschi, CEO da Dom Graphein.

📬INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: https://bit.ly/2GFXADj

Dom Graphein lança minicursos gratuitos com certificado


➡ Minicurso gratuito de grafologia com direito a certificado

🔸 Tema: Síndrome de Burnout na Escrita🔸

▫Dia: 04/11/2019 (Segunda)

▫Horário: 18:30h às 19:30h

▫Público-alvo: Aberto ao público em geral

🕵‍♀CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Breve histórico e utilização do espaço gráfico; tamanho, forma e inclinação das letras; continuidade do impulso gráfico; ovais, gesto-tipo; escritas positivas e negativas.

👉Grupo para Informações: https://bit.ly/2IT4yY4

📱Ou entre em contato: (21) 2224-9193 / (21) 99989-7313 / cursos@domgraphein.com

Dom Graphein promove parcerias para atendimento solidário

 

O Instituto Dom Graphein estabelece parcerias visando levar atendimento solidário a pessoas em vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro.

Sendo um trabalho social, a missão é induzir mudanças positivas no funcionamento psicológico e social dos indivíduos, nas suas famílias, grupos e ambientes de forma a diminuir as vulnerabilidades existentes e a providenciar oportunidades para a existência de uma vida mais satisfatória, resultando em melhoria da qualidade de vide justiça social.

 

 

Curso de Perícia Grafotécnica e Desonestidade na Escrita

📚CURSOS ONLINE, PRESENCIAIS OU INDIVIDUAIS:
Acompanhe nossa agenda: https://bit.ly/2GUgPZX
*Perícia Grafotécnica reúne conjunto de técnicas de análise de documentos com textos manuscritos, identificando falsidade ou autenticidade desses documentos. 

**Grafologia é o estudo do comportamento a partir de registros gráficos e pode contribuir com uma
investigação de estado anímico ou análises de patologias que podem ser objeto de caso em questão.

:: OBJETIVO
• Capacitar os participantes a identificar falsidades documentais.

:: A QUEM SE DESTINA
• Profissionais ou estudantes que estão em busca de novos conhecimentos ou uma nova profissão. 

::CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 – Princípios e Leis do grafismo; Evolução da escrita; Fases da produção do grafismo; Etapas para análise do grafismo; Elementos gráficos e técnicos; Fatores que influenciam a naturalidade da
escrita; Tipos de documentos e assinaturas; Coleta de padrões gráficos. 2 – Sinais de desonestidade na escrita

::METODOLOGIA
• Exclusivo: 100% hands on. Curso prático sobre os conceitos fundamentais da perícia, com estudo de casos, através de material didático; Apostila para acompanhamento do conteúdo; exercícios e fixação dos conceitos. 

INVESTIMENTO: incluindo material didático e certificado:
• até dia 26/09: R$ 120,00
• até dia 04/10: R$ 150,00
• Depósito no Banco Itaú; ag 8372; conta 207.17-8;
• PagSeguro em até 12x: https://pag.ae/7VbFebyS5
*CERTIFICADO: O Instituto Dom Graphein fornece certificado de conclusão válido em todo território nacional amparado nos artigos 205 e 206 da Const. Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e normas de resolução CNE nº 04/99/MEC. O mesmo pode ser usado como hora extracurricular em instituições de ensino, concursos públicos, programas de Cargos/Salários e provas de título. FONTE: https://bit.ly/2JXRyAa

:: INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
• cursos@domgraphein.com
• TELS: (21) 2224.9193 :: WhatsApp: 9.9989.7313
• Rua Buenos Aires, 93/215 – Centro / RJ (Metrô Uruguaiana)

                                                                   👉Link do grupo: https://bit.ly/2ZMqVn6