Os traços da liderança
Podemos conceituar liderança como a capacidade de influenciar e catalisar os esforços grupais a fim de atingir ou superar os objetivos organizacionais, estabelecendo um clima motivador, formando parcerias e estimulando o desenvolvimento da equipe.
Para que o líder consiga desempenhar seu papel com eficácia, é necessário que ele reúna determinadas habilidades e competências como bom relacionamento interpessoal, boa capacidade de comunicação e flexibilidade para lidar com conflitos e situações adversas.
A análise da escrita – conhecida como grafologia – pode ser considerada uma ferramenta de suma importância para a identificação de traços de personalidade e caráter, pois dar uma folha de papel a uma pessoa é como lhe dar um universo. E agora vamos estudar a forma como ela se manifesta dentro desse universo.
No exemplo, podemos observar que a escrita do diretor é firme, organizada e limpa. Isso significa que ele é uma pessoa que denota clareza de ideias e possui boa capacidade de organização do pensamento.
Sendo uma escrita legível, sua comunicação é transparente e assertiva, pois seus traços são breves, leves, sem floreios ou traços desnecessários. O diretor não gosta de perder tempo com supérfluos e prefere ir direto ao assunto, de forma prática e objetiva.
Sua aptidão para formar vínculos espontâneos com equilíbrio, moderação de sentimentos e espírito de cooperação pode ser notada pela leve inclinação de suas hastes à direita. Quando inclinamos nossa escrita à direita, significa que nos “inclinamos” na direção daquilo que nos desperta interesse, ou seja, vamos de encontro aos nossos objetivos.
Para identificar a capacidade de se relacionar de forma sadia e respeitosa, levamos em conta o espaço que existe entre palavras e linhas. O espaçamento regular e equilibrado indica habilidade para interagir e conviver adequadamente com as demais pessoas, em todos os níveis da organização, por meio de relações cordiais, empáticas e profissionais.
As margens também se referem à maneira como nos relacionamos com o mundo à nossa volta. Sua regularidade na margem esquerda se refere à atitude correta no comportamento, bom-senso e respeito aos demais. Pode sinalizar ainda boa capacidade para solucionar problemas de curto prazo.
Sendo uma escrita angulosa, pode-se dizer que essa pessoa é firme em suas decisões, demonstrando disciplina, praticidade e independência. Esses traços podem, entretanto, sinalizar certa intransigência na aceitação de novas opiniões e pontos de vista.
Por outro lado, essa escrita apresenta uma ligeira sinuosidade em suas linhas, o que sugere jogo de cintura e flexibilidade para se adaptar a novas situações, lidar com conflitos e contornar obstáculos. Essa habilidade pode servir como ponto de equilíbrio para sua pouca desenvoltura em acatar opiniões diferentes das suas.
Sua disposição para a tomada de decisão está representada também no ritmo pausado de seus traços, que lhe permitem agir com reflexão, sobriedade e sensatez. A velocidade pausada também indica presença de ânimo e necessidade de intervir nos fatos, com boa capacidade de levar adiante suas tarefas.
Por fim, a combinação de aspectos como ângulos, inclinação, firmeza e bom espaçamento de texto sugere um profissional com foco em resultados. Concentrar-se no resultado desejado de seu trabalho, estabelecer objetivos desafiadores e reunir esforços para atingi-los ou superá-los são medidas fundamentais para o profissional que visa resultados, pois busca o caminho mais eficiente.