Você tem bom relacionamento interpessoal?

Observe sua letra e avalie sua capacidade de formar conexões emocionais saudáveis.

O bom relacionamento interpessoal está associado à capacidade que temos para interagir e conviver adequadamente com as demais pessoas em todos os níveis da organização, através de relações cordiais, empáticas e profissionais.

A habilidade que as pessoas têm, ou não, de se relacionar de forma harmoniosa e saudável talvez seja hoje uma das características mais valorizadas nas empresas.
A necessidade de trocar informações e cooperar com as pessoas à nossa volta permite o relacionamento entre os indivíduos, o que acaba sendo imprescindível para a organização; o relacionamento interpessoal é, sem sombra de dúvida, um dos fatores que influenciam no dia-a-dia e no desempenho de um grupo, cujo resultado depende de parcerias internas para obter melhores ganhos.

No ambiente organizacional é importante saber conviver com as pessoas, até mesmo pelo cenário muito dinâmico e que obriga uma intensa interação com os outros, inclusive com as mudanças que ocorrem no entorno, seja de processos, cultura ou até mesmo diante de troca de lideranças.

Às vezes, os problemas de relacionamento não são visíveis, ficam mascarados em cada um, e só podemos percebê-los por meio de ações, do comportamento e no modo de agir com os outros.

A análise da letra pode ser considerada uma ferramenta de suma importância para identificação de traços de comportamento e atitudes, onde podemos observar a presença ou de não de sinais que sugerem o bom relacionamento interpessoal.

Exemplo:

Mulher de 36 anos, Gerente de Relacionamento de Contact Center

Mulher de 36 anos, Gerente de Relacionamento de Contact Center

Escrita firme, organizada e limpa, com espaçamento regular entre palavras e linhas. Isto indica uma pessoa com clareza de ideias e boa capacidade de organização do pensamento.

Observa-se uma escrita legível, o que significa que sua comunicação é transparente e assertiva, pois seus traços são breves, leves, sem floreios ou traços desnecessários. Não perde tempo com detalhes nem minúcias, preferindo ir direto ao assunto, de forma prática e objetiva.

Para identificar boa capacidade de relacionar-se de forma sadia e respeitosa, levamos em conta o espaço que existe entre palavras e linhas. O espaçamento regular e equilibrado indica habilidade para interagir e conviver adequadamente e de forma saudável com as pessoas à nossa volta.
Sua aptidão para formar vínculos espontâneos, com equilíbrio, moderação de sentimentos e espírito de cooperação pode ser notada pela leve inclinação de suas hastes à direita. Quando inclinamos nossa escrita à direita significa que nos “inclinamos” na direção daquilo que nos desperta interesse, ou seja, vamos de encontro aos nossos objetivos.

As margens também se referem à maneira como nos relacionamos com o mundo à nossa volta. Sua regularidade na margem esquerda refere-se à atitude correta no comportamento, bom senso e respeito aos demais. Pode sinalizar ainda boa capacidade para solucionar problemas de curto prazo.

A escrita arredondada é o meio termo entre a angulosa, que indica firmeza, e a redonda, que sugere suavidade e sedução. Neste caso, esta pessoa mantém solidez e constância nas ações, mas equilibra com sinais de persuasão, otimismo e diplomacia para contornar as adversidades.

O texto apresenta ligeira sinuosidade em suas linhas, o que sugere jogo de cintura e flexibilidade para se adaptar a situações novas, lidar com conflitos e superar obstáculos.

Os MM e NN em forma de U indicam franqueza, receptividade e tolerância para lidar com os diversos tipos de comportamento. Estes traços também sinalizam expansão dos contatos e relacionamentos baseados na auto-confiança.

Sua disposição para tomada de decisão está representada também no ritmo pausado de seus traços, que lhe permitem agir com reflexão, sobriedade e sensatez. A velocidade pausada também indica presença de ânimo e necessidade de intervir nos fatos, com boa capacidade de levar adiante suas tarefas.

A “escrita agrupada” caracteriza-se pela união de 3 a 5 letras que formam grupos. Este aspecto diz respeito à capacidade de adaptação e julgamentos flexíveis. Sugere ainda organização, coordenação e boa assimilação de ideias.

Por fim, a combinação de aspectos como letras arredondadas, leve inclinação, guirlandas e bom espaçamento de texto sugere um profissional com foco em pessoas. Prestativo e diplomático, este indivíduo gosta de organizar pessoas e situações, dando valor às interações. Valoriza a segurança e a estabilidade, respeitando regras e autoridades.

0 comentátios

Deixe um comentário

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *